Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Música e louvor na Bíblia

por Pr. Eronildo Rodrigues

Texto Bíblico: SALMO 34.1 “Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.”

O LOUVOR NA HISTÓRIA
O louvor a Deus está mencionado na bíblia desde os tempos mais remotos da humanidade, o primeiro ministro mencionado na Bíblia foi Jubal da descendência de Caim, pai de todos que tocam Harpa e órgão(Gn4:21) e em toda bíblia podemos ver a importância do louvor na vida do crente( Que Todo o ser louve ao Deus Eterno, e que eu não me esqueça de nenhuma das suas bênçãos! Sl 103:2).

Muitos foram os ministros que se destacaram na história pela sua dedicação e submissão a Cristo, um exemplo foi Daví, além de ser um exemplo de consagração, ele foi um grande músico, cantor e inclusive inventou vários instrumentos musicais, Miriã, que foi um marco...onde as mulheres também tiveram o seu lugar rendendo louvor e adoração ao Deus altíssimo, e em toda a bíblia podemos ver e presenciar exemplos vivos de adoradores consagrados à Deus e que até hoje nos dão um verdadeiro exemplo para sermos perfeitos ministros do louvor de Deus.

A música nasceu no reino dos céus, o homem recebeu a música como uma dádiva de Deus. Mas o homem, pra não perder o "costume", desobedeceu à Deus e começou a usar a música de maneira errada, começou a exaltar a mulher que amava, começou a exaltar a carne e hoje podemos ver como é que está a situação da música. Por isso não existe um estilo musical profano, pois pra começar a conversa, no inferno nem música não tem. Deus é o pai de tudo, ele criou tudo, inclusive a música em todos seus ritmos e estilos, a única coisa
de que o diabo inventou foi a mentira! Ele se usa da música para levar muitas pessoas para a perdição, pondo grupos e até no nosso meio se dizendo ser cristãos, mas seu único objetivo é nos tirar dos caminhos de Deus, não se iluda com uma banda só por que tocam bem e se dizem crentes, procure saber a origem e seu comportamento fora dos palcos , por isso ministro de música, tome cuidado com a música que você escolhe para por na sua igreja, pois, ela tem muito poder sobre a vida da pessoa.

1 - O QUE DEVEMOS EXPRESSAR A DEUS POR MEIO DO LOUVOR

Louvor é a resposta à grandeza de Deus. O louvor reconhece os atributos de Deus. O louvor louva a Deus por aquilo que Ele é. A verdadeira música de louvor deve falar das grandezas de Deus, de seus atributos, de sua santidade, de sua justiça, de seu poder, de sua misericórdia, de seu amor, de sua graça!

Ação de graças é a resposta à bondade de Deus. A ação de graças reconhece os feitos de Deus. A ação de graças engrandece a Deus por aquilo que Ele faz (Ap. 5:9,10).

O coração não regenerado não pode se comprazer com música espiritual. A Bíblia não diz que a música deve ser entoada para trazer alegria. A alegria é um pré-requisito para cantarmos: "...está alguém contente? Cante louvores." (Tg.5:13).

2 - O LOUVOR DEVE SER DIRIGIDO AO SENHOR

O louvor é uma oferta dirigida à Deus: "Apresentai-vos diante dele com cântico..." (Sl.100:2). "Apresentemo-nos ante a sua face com louvores, e celebremo-lo com salmos." (Sl.95:2). Não cantamos para o auditório, mas para o Senhor; a música não deve agradar ao auditório, mas ao Senhor.
O homem não pode louvar-se a si mesmo II Cor 10.12,18 veja o caso de Herodes. At 13.20-24. Só o Senhor é digno Ap 5. 12-14. Nunca queira para si, aquilo que só a Deus pertence Ap 7.9-12

3 - A MÚSICA TAMBÉM DEVE SER DIDÁTICA, DEVE ENSINAR.
Os crentes aprendem mais sobre doutrina nas músicas do que nos sermões. Por isso a música deve ser didática, para ensinar a doutrina. A música deve ser instrutiva. Através dela devemos aprender doutrina: "...ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR..." (Cl.3:16).

4 - O MÚSICO DEVE SER ALGUÉM ESPIRITUAL.
Para produzir crescimento a música deve ser espiritual, isto é, deve enfatizar um tema espiritual. Não basta relatar a experiência de alguém, é preciso que ela esteja baseada num tema espiritual bíblico, isto é, baseada na palavra de Deus: "E Davi... separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, com címbalos, e com saltérios... Todos estes foram filhos de Hemã, o vidente do rei nas palavras de Deus, para exaltar o seu poder..." (1Cr.25:1,5).

O Músico deve ser uma pessoa espiritual, controlado pelo Espírito para apresentar a Deus "cânticos espirituais": "Louvar-te-ei com retidão de coração quando tiver aprendido os teus justos juízos." (Sl.119:7).
EXEMPLO:
  •  A santificação dos levitas e a glória de Deus II CRO 5.11-14
  • A expressão de exaltação no cântico de Davi Cântico de Davi (2Sm.22:1-51).
  • O que Jesus quis dizer aqui? (Mt 21.15,16).
E sempre a Bíblia deixou bem claro do poder que um louvor sincero pode ter em nossa vida, um dos maiores exemplos disso foi da vitória de Jeosafá sobre os filhos de Amom e de Moabe nas montanhas de Seir; quando ele pediu para que os cantores fossem louvando diante do exército e quando chagaram diante os seus inimigos viram o poder de Deus atravez do louvor. II Cro 20.21,22

6 - INSTRUMENTOS MUSICAIS NA BÍBLIA

SALTÉRIO - Instrumento de cordas para acompanhar a voz (Salmo 33.2; 144.9). Era uma espécie de alaúde, semelhante à viola, mas de forma triangular ou trapezoidal;

CÍMBALOS - Instrumentos de percussão formados por dois pratos;

ALAÚDE - Instrumento de corda, semelhante à viola. É a tradução da vulgar palavra hebraica nebel. Nebel é a maior parte das vezes traduzida pelo termo saltério. As cordas eram tocadas com os dedos (Isaías 5.12; 14.11; Amós 5.23; 6.5);

TAMBORINS - Pequenos tambores. Ainda hoje as mulheres do Oriente dançam ao som do tamborim. (ver: Êxodo 15.20; 2 Samuel 6.5; Jó 21.12);

HARPA - É o mais antigo instrumento musical que se conhece, existindo já antes do dilúvio (Gênesis 4.1).

Nas suas primitivas formas parece ter sido feita de osso e da concha de tartaruga. Que a harpa era um instrumento leve na sua construção, claramente se vê no fato de ter Davi dançado enquanto tocava, assim como também fizeram os levitas (1 Samuel 16.23; e 18.10).

GAITA DE FOLES - Daniel 3.5, 15

PÍFARO - Jó 21.12; Daniel 3.5

BUZINA - Jó 21.12; 30.31

TROMBETAS - Números 10.9,10; 2Cr 5.12; Isaías 27.13

CÍTARA - Daniel 3.5

PANDEIRO - 2 Samuel 6.5

TAMBOR - Gênesis 31.27; 1 Samuel 10.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...